Síndrome de Tourette.



Como vocês sabe, gosto de falar sobre tudo aqui no blog, maquiagens, roupas e etc. Mas, acho que também é importante falar de alguns assuntos mais sérios, para que as pessoas tomem conhecimento. Vou falar um pouco sobre a síndrome de Gilles de la Tourette. Vi sobre essa síndrome em um blog que eu gosto muito e achei muito interessante.


Um pouco sobre a história:
O primeiro médico a estudar essa patologia foi o francês Jean Marie Itard, em 1825. O caso estudado foi o da Marquesa de Dampièrre, uma moça francesa que desde os 7 anos de idade tinha tiques corporais, emitia sons parecidos com latidos e falava palavrões sem motivo aparente, o que a levou a viver reclusa durante a maior parte da vida.
Em 1884, o médico francês George Gilles de la Tourette trabalhava no Hospital de la Salpêtrière (naquela época, o local era usado para manter afastado da sociedade pessoas consideradas como loucas/doentes mentais, criminosos insanos, epilépticos e prostitutas) e era discípulo de Charcot (quem estudar psicologia ou medicina vai ouvir muito sobre ele). Naquele ano, ele descreveu mais oito casos de pessoas que apresentavam tiques múltiplos, estudou os casos descritos por outros médicos (como Itard) e considerou que todos eram de uma mesma síndrome. Orgulhoso com o estudo e com a contribuição de seu aluno, Charcot batizou aquela que antes era conhecida como “doença dos tiques” com o nome de  George Gilles de la Tourette e, desde então, ela ficou conhecida como “Síndrome de Tourette”.
O que é a Síndrome de Tourette?
É uma doença neurológica caracterizada por tiques que geralmente aparecem por volta dos 7 anos de idade, como piscadelas, reações rápidas, movimentos repentinos e vocalizações (já explico).
Grande parte das pessoas diagnosticadas com Síndrome de Tourette apresenta também o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) ou Transtorno de Hiperatividade com Déficit de Atenção (TDAH). 
É uma doença grave e muitas vezes causa comprometimento psicossocial, o que gera um intenso sofrimento não só na pessoa que tem a síndrome, mas também nos seus familiares.
O que são tiques?
Segundo o DSM-IV (que é um manual diagnóstico estatístico de transtornos mentais), “tiques são movimentos involuntários súbitos, rápidos, recorrentes, não rítmicos e estereotipados. Aparecem também na forma de vocalizações”. Eles podem ser divididos em simples (contrações de músculos que estão relacionados funcionalmente, são abruptos, rápidos, repetidos e sem propósito) e complexos (contrações de músculos que não estão relacionados funcionalmente, são mais lentos, podem parecer intencionais).
Eis alguns tiques complexos: ecocinese/ecopraxia (imitação de gestos realizados por outra pessoa) e copropraxia (realização de gestos obscenos, como por exemplo mostrar o dedo do meio durante uma conversa normal).
Além dos tiques motores que mencionei, há também os tiques vocais, que podem ser simples (sons simples) ou complexos: coprolalia (falar palavras obscenas), ecolalia (repetição de sons) e palilalia (repetição de sons, sílabas ou palavras; por exemplo, a pessoa fala a mesma frase duas ou três vezes seguidas).
Quais são as causas da Síndrome de Tourette?
Embora já se tenha conhecimento dessa doença há muitos anos, até hoje não se sabe exatamente qual é a sua causa. Vários estudos são feitos, mas ainda não chegaram a uma conclusão.
Qual o tratamento?
O tratamento envolve duas abordagens: psicossocial e farmacológica. Antes de iniciar o tratamento, é importante que seja feito um estudo do caso, avaliando os tiques (localização, frequência, intensidade, complexidade e interferência na vida), o ambiente escolar, familiar e outros relacionamentos.
Os medicamentos usados no tratamento servem para aliviar os sintomas, mas não os eliminam completamente. É necessário que o médico faça uma análise criteriosa do caso para ver se é necessário usar medicamento ou não.
No tratamento psicológico, é feita uma orientação aos pais, familiares e todos os outros que convivem com a criança que tem a síndrome (professores e colegas). Isso é muito importante para evitar que a criança seja estigmatizada por causa da doença e também para evitar que ocorra uma superproteção. Também é possível fazer psicoterapia para ajudar a pessoa a conviver com a síndrome.
Infelizmente ainda não há uma cura para essa doença.
Filmes/Vídeos que abordam o assunto:
* A menina no país das maravilhas (Phoebe in Wonderland)
* O primeiro da classe (Front of the class
A HBO fez um documentário muito lindo com crianças que têm a Síndrome de Tourrete. Não encontrei o trailer legendado, mas acho que vale a pena ser assistir mesmo assim:

Encontrei no youtube um documentário de aproximadamente 30 minutos sobre um adolescente de 16 anos de Galashiels (Escócia). Tem legenda em português e há palavras obscenas:



Gente, espero que tenham gostado do post, de verdade. Se alguém quiser saber de outras síndromes, transtornos ou distúrbios eu posso falar aqui, é só pedir. Como eu já comentei, acho que são assuntos importantes, e falar deles pode nos ajudar a entender melhor as pessoas que têm esses problemas.
Beijos, B.
@créditos: http://melinasouza.com






Sobrancelha Marcada.


Nos últimos desfiles podemos perceber algumas tendências que estão entrando em alta, dentre elas estão as sobrancelhas marcadas. Isso mesmo, se você é daquelas que deixa as sobrancelhas em segundo plano na hora da make, pode parar por aí. Durante a edição de Inverno 2013 do SPFW, elas foram destaque nas passarelas.



Aqui mais algumas fotos e modelos pra inspirar!



E, se você não tem sobrancelhas cheias e bem demarcadas não se preocupe, nada que um lápis/sombra e outros truques de make não possam corrigir. Na verdade, a melhor escolha é o lápis, mas no caso da sombra a marrom é sempre a melhor escolha.

Beijos, B.

Receita: Chocolate fudge e sorvete de creme.



Olá pessoal, tudo bom? Hoje eu trouxe pra vocês uma receitinha super fácil de fazer. Tá chegando o natal e eu acho legal conhecer receitas novas pra preparar no dia, principalmente sobremesas! Então vamos lá!


• Ingredientes


• Modo de preparo super simples:


Adicione o açúcar e os ovos à margarina/manteiga em temperatura ambiente (se você morar em Curitiba ou em qualquer outro lugar que a temperatura ambiente não seja “favorável”, recomendo que você esquente um pouquinho no microondas, cerca de 30 segundos só pra amolecer um pouquinho) e misture bem.


Adicione o chocolate (aconselho o Chocolate em pó  Dois Frades da Nestlé ou ou o Chocolate em pó  da Garoto. Jamais use achocolatados porque vai ficar muito doce) à mistura e mexa com cuidado. É muito fácil fazer o conteúdo “pular pra fora” da tigela.


Depois que  a mistura estiver bem homogênea, adicione os 24 biscoitos maizena bem picados…

…Misture mais uma vez para que os biscoitos picados fiquem bem distribuídos na massa.


Feche com a tampa  da tigela ou com aquele “filme mágico” e leve à geladeira por no mínimo duas horas.

É isso gente, agora é só servir! Super fácil né? Espero que tenham gostado e aproveitem!
Beijos, B.
@créditos: www.melinasouza.com

Dica: The Chop Chop!


Gente, trouxe hoje mais um tutorial super legal de como fazer um penteado com tranças (adoro tranças!). Ele é super fofo, não sei se é tão simples de fazer, mas pelas fotos dá pra entender direitinho! E ele fica super legal pra usar tanto de dia quanto de noite pra um evento mais formal, eu adorei!
Super fofo, né? Espero que tenham gostado, aproveitem!

Beijos, B.

Trend: Acrílicos e Plásticos


As transparências estão super em alta, e com isso um material já bastante conhecido acaba entrando na mesma tendência, os acrílicos e plásticosAs peças nesses materiais combinam melhor com cores neutras como branco e preto ou cores mais fortes como amarelo lima, laranja e azul klein por exemplo.
A moda pegou mesmo no streetstyle, onde foi possível encontrar acrílico e plástico em bolsas, sapatos e até peças de roupas.
Eu achei uma graça, principalmente as clutchs! E vocês, o que acharam?
Beijos, B.

Playlist do Dia!


Oi gente, hoje eu trouxe mais músicas pra vocês! Espero que curtam!


 Rest Of My Life - (David Guetta ft. Usher)


Diamonds - Rihanna


• Little Things - One Direction


• Silver Lining (Crazy 'Bout You) - Jessie J


• A Thousand Years - Christina Perri



Batom da Vez: Batom Lápis - Rosa Incrível


Oi gente, hoje eu vim fazer um review de um lápis batom que eu comprei recentemente, da Natura. Essa cor é a Rosa Incrível, é um rosinha claro bem fofo e ótimo pra usar no dia a dia. O acabamento é mate, bem seco mesmo e até que ele tem uma duração boa! Como a cor dele não chama muita atenção, fica bom pra usar com uma make mais elaborada se você quiser usá-lo à noite. Ele vem também em outras 3 cores e é baratinho.

E então, gostaram?

Beijos, B.

Instagram da Semana!


Oi pessoal, trouxe aqui mais umas fotinhas do meu insta! Espero que gostem. Não segue ainda? Então, segue lá: @brunapitombeira.

1. Eu e a Andressa no pecém!
2. Amigo Nico ♥
3. Look do dia. #FW
4. Bu! minha make.
5. Meu penteado pro casamento da minha prima.
6. Com a Vaninha no lançamento do livro do pai dela.
7. Amores! #FW
8. No pecém, com a Andressa e a Let ♥

O estilo de Shenae Grimes!

Eu sou, sem dúvidas, bastante adepta de seriados em geral, desde Gossip Girl até The Walking Dead. Como adoro esse cenário de jovens ricos, conflitos e armações gosto de prestar atenção no estilo das atrizes pra poder trazer pra vocês. A escolhida de hoje, é a atriz Shenae Grimes, de 90210. 
Shenae tem bastante estilo e personalidade. Ela usa o que gosta e o que à deixa mais confortável. Não está ligando para horários ou estações. Assim, ela é suficientemente estilosa, sem precisar de regras ou modinhas.
Shenae tem jeito de californian girl, sempre despojada e parece que vigente de uma outra década (anos 90 feelings). Adora botinhas e shortinhos,  e sempre aposta em itens com um quê de vintage. Suas peças parecem que são sempre saídas da Urban Outfitters mais próxima!
Quando vai a eventos surge mais comportada, mas cheia de estilo, do básico ao sapato elaborado da última foto! Shenae adora peças pretas e sempre consegue montar looks que realçam sua figura petite! Aliás, assim como sua personagem Annie, as duas tem estilos cool e descolado bem semelhantes!
Agora eu deixei o mais ousado pro final, os dois primeiro looks são bem, digamos, de personalidade! O terceiro é uma graça e o quarto, adorei o vestido furtacor e compreendi a meia 3/4. Enfim, Shenae é diferente de muitas meninas de Hollywood, tem um estilo particular e que pode eventualmente fugir previsível, mas é admirável sua vontade de ter estilo próprio e sem olhar a tendência que for!
@créditos: http://www.fashionismo.com.br






Os looks do American Music Awards.


Cá estamos com mais um AMA! O evento ocorreu em Los Angeles e reuniu várias celebridades, entre elas alguns rostinhos bem conhecidos. Separei alguns looks, que rolaram por lá, que valem a pena comentar. 


Começamos com uma seção de curtinhos bem estilosos! Primeiro, Taylor Swift, que nunca foge do seu estilo nude, candy, off white, dourado e acertou com esse little gold sexy. Acho que ela era uma das mais bonitas! Depois de Taylor, meu preferido foi o da Kelly Rowland. Gostei dos desenhos do vestido, parece que tem uma pegada meio étnica e as aplicações de pedrarias deram um charme. Outra que apostou no tom dourado foi Heidi Klum - e não decepcionou, apesar de que não curti tanto assim. Stacy, a Sra Clooney, também estava com um curtinho cheio de graça, só que em tons prata e chumbo. Achei digno!


Essa sessão vem com mais curtinhos estilosos. Começando por Ginnifer, achei o vestido tão fofo, com esse tom candy. Talvez não ficasse bom em outra pessoa, mas super combinou com ela e ficou lindo! Outra que estava super fofa era Lucy Hale e seu pretinho rodado - gostei! Já o vestido de Hayden não me agradou, não sei, ficou meio morto, tá faltando algo aí. Já Ke$ha surpreendeu, não? Quer dizer, eu acho que o vestido deixou ela quadrarda, o sapato não ornou, mas ela merece menção honrosa já que sempre faz escolhas bem estranhas.


Deixe-me começar pela Carly Ray Jepsen! Eu até gostei do modelo simples, e do tom candy, mas não gostei muito do conjunto. Pink! Esse vestido chamou minha atenção, eu achei bem diferente do estilo dela mas acabei gostando bastante. Minha preferida, Jennifer Morrison estava seduzindo com um longo preto + fenda + decote, belíssima. Por fim, Jenny McCarthy usa um vestido já conhecido por muitos, e também estava maravilhosa. Não há o que dizer, essa mistura de preto + dourada é linda!


Vou começar pela Carrie Underwood. Eu fiquei apaixonada por esse vestido! A cor, o modelo, muito brilho, sem contar que ficou perfeito nela. Gwen Stefani é sempre diva. Ela foge dos padrões e sempre arrasa. Amei esse blazer dela, a composição ficou linda e estilosa! Pegada étnica no modelo de Jordin Sparks. Eu até gostei, pena que não favoreceu o corpo dela! Por fim, Christina Aguilera, o vestido não ficou de todo ruim, mas não curti esse novo corte de cabelo.
E vocês, o que acharam?

Beijos, B.
@créditos: http://www.habitatfeminino.com

1 ano de The Sweet Glamour!



Então pessoal, hoje o The Sweet Glamour está fazendo seu 1º aninho. Como um presentinho pra mim e pra vocês também, espero, o blog está de cara nova, com um layout novinho! Enfim, em primeiro lugar cabe a mim agradecer a todos os leitores e leitoras, por estarem sempre aqui lendo meus posts e comentando sempre que podem, isso é muito importante pra mim. O blog é um passatempo, um jeito que arranjei de aliviar o estresse e coisas do tipo, mas acabou que me apeguei muito e agora faço isso não só por mim mas também pra vocês que curtem. Meus posts são bem frequentes e prometo tentar manter assim! 

É bom sempre poder contar com a participação de vocês, tanto por aqui quando pela fanpage do blog. Então me cobrem, comentem, critiquem que tudo isso só ajuda o blog a crescer com melhorias pra todos vocês. Qualquer opinão será bem-vinda, vocês são incríveis ♥

Bisou, bisou, B.

A mais bem vestida de 2012!

Todo ano a Vogue americana lança um revista especial com uma lista das mulheres mais bem vestidas do ano. Atrizes, cantoras, modelos, das clássicas às revelações, tem de tudo e tudo com o carimbo Vogue de “tenho razão!”. Sabe quem foi a escolhida desse ano?!
Emma Stone! A loira/ruiva mais querida e simpática da América. Esse ano foi dela! Conseguiu capa na Vogue, aliás, capas pelo mundo todo, se estabeleceu fashionísticamente falando e essa premiação foi pra coroar um 2012 maravilhoso.
Eu, particularmente, adoro o estilo dela! Já fiz um post - aqui - falando sobre isso. Sobre a foto da capa, ela tem fotos bem melhores mas achei essa até fofinha. Enfim, o que vale é o prêmio merecido!
E pra quem não lembra, as últimas vencedoras foram as irmãs Olsen e Blake Christina Lively! Agora se preparem que mês de dezembro é a hora da nossa tradicional – e muito trabalhosa, diga-se de passagem – Retrospectiva! Aqui tem tudo do ano passado, agora quem já quiser colaborar com sugestões de enquetes, nomes pras melhores, piores, exóticas e novos Chuck Basses, participa aí!

E então, o que acharam?

Beijos, B.
@créditos: www.fashionismo.com.br






Look do Dia: Casamento!

Oi gente, tudo bom? Então, hoje eu trouxe mais um look meu pra vocês. Esse é um look noite que eu usei pra ir ao casamento da minha prima. Esse vestido   é todo de lantejoulas, mas é bem confortável. Finalizei com a sandália preta que nunca erra, né?
Vestido: Acervo pessoal | Sandália: Guess | Clutch: Nobre Bijoux

Mais fotos do casamento!
Noiva linda!
Eu, mãe e madrinha.
Eu e meu primo Thales.
Eu e minha madrinha.
Eu e o Thales de novo!
Vamos casar!
Um pouco da decoração!