Síndrome de Tourette.



Como vocês sabe, gosto de falar sobre tudo aqui no blog, maquiagens, roupas e etc. Mas, acho que também é importante falar de alguns assuntos mais sérios, para que as pessoas tomem conhecimento. Vou falar um pouco sobre a síndrome de Gilles de la Tourette. Vi sobre essa síndrome em um blog que eu gosto muito e achei muito interessante.


Um pouco sobre a história:
O primeiro médico a estudar essa patologia foi o francês Jean Marie Itard, em 1825. O caso estudado foi o da Marquesa de Dampièrre, uma moça francesa que desde os 7 anos de idade tinha tiques corporais, emitia sons parecidos com latidos e falava palavrões sem motivo aparente, o que a levou a viver reclusa durante a maior parte da vida.
Em 1884, o médico francês George Gilles de la Tourette trabalhava no Hospital de la Salpêtrière (naquela época, o local era usado para manter afastado da sociedade pessoas consideradas como loucas/doentes mentais, criminosos insanos, epilépticos e prostitutas) e era discípulo de Charcot (quem estudar psicologia ou medicina vai ouvir muito sobre ele). Naquele ano, ele descreveu mais oito casos de pessoas que apresentavam tiques múltiplos, estudou os casos descritos por outros médicos (como Itard) e considerou que todos eram de uma mesma síndrome. Orgulhoso com o estudo e com a contribuição de seu aluno, Charcot batizou aquela que antes era conhecida como “doença dos tiques” com o nome de  George Gilles de la Tourette e, desde então, ela ficou conhecida como “Síndrome de Tourette”.
O que é a Síndrome de Tourette?
É uma doença neurológica caracterizada por tiques que geralmente aparecem por volta dos 7 anos de idade, como piscadelas, reações rápidas, movimentos repentinos e vocalizações (já explico).
Grande parte das pessoas diagnosticadas com Síndrome de Tourette apresenta também o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) ou Transtorno de Hiperatividade com Déficit de Atenção (TDAH). 
É uma doença grave e muitas vezes causa comprometimento psicossocial, o que gera um intenso sofrimento não só na pessoa que tem a síndrome, mas também nos seus familiares.
O que são tiques?
Segundo o DSM-IV (que é um manual diagnóstico estatístico de transtornos mentais), “tiques são movimentos involuntários súbitos, rápidos, recorrentes, não rítmicos e estereotipados. Aparecem também na forma de vocalizações”. Eles podem ser divididos em simples (contrações de músculos que estão relacionados funcionalmente, são abruptos, rápidos, repetidos e sem propósito) e complexos (contrações de músculos que não estão relacionados funcionalmente, são mais lentos, podem parecer intencionais).
Eis alguns tiques complexos: ecocinese/ecopraxia (imitação de gestos realizados por outra pessoa) e copropraxia (realização de gestos obscenos, como por exemplo mostrar o dedo do meio durante uma conversa normal).
Além dos tiques motores que mencionei, há também os tiques vocais, que podem ser simples (sons simples) ou complexos: coprolalia (falar palavras obscenas), ecolalia (repetição de sons) e palilalia (repetição de sons, sílabas ou palavras; por exemplo, a pessoa fala a mesma frase duas ou três vezes seguidas).
Quais são as causas da Síndrome de Tourette?
Embora já se tenha conhecimento dessa doença há muitos anos, até hoje não se sabe exatamente qual é a sua causa. Vários estudos são feitos, mas ainda não chegaram a uma conclusão.
Qual o tratamento?
O tratamento envolve duas abordagens: psicossocial e farmacológica. Antes de iniciar o tratamento, é importante que seja feito um estudo do caso, avaliando os tiques (localização, frequência, intensidade, complexidade e interferência na vida), o ambiente escolar, familiar e outros relacionamentos.
Os medicamentos usados no tratamento servem para aliviar os sintomas, mas não os eliminam completamente. É necessário que o médico faça uma análise criteriosa do caso para ver se é necessário usar medicamento ou não.
No tratamento psicológico, é feita uma orientação aos pais, familiares e todos os outros que convivem com a criança que tem a síndrome (professores e colegas). Isso é muito importante para evitar que a criança seja estigmatizada por causa da doença e também para evitar que ocorra uma superproteção. Também é possível fazer psicoterapia para ajudar a pessoa a conviver com a síndrome.
Infelizmente ainda não há uma cura para essa doença.
Filmes/Vídeos que abordam o assunto:
* A menina no país das maravilhas (Phoebe in Wonderland)
* O primeiro da classe (Front of the class
A HBO fez um documentário muito lindo com crianças que têm a Síndrome de Tourrete. Não encontrei o trailer legendado, mas acho que vale a pena ser assistir mesmo assim:

Encontrei no youtube um documentário de aproximadamente 30 minutos sobre um adolescente de 16 anos de Galashiels (Escócia). Tem legenda em português e há palavras obscenas:



Gente, espero que tenham gostado do post, de verdade. Se alguém quiser saber de outras síndromes, transtornos ou distúrbios eu posso falar aqui, é só pedir. Como eu já comentei, acho que são assuntos importantes, e falar deles pode nos ajudar a entender melhor as pessoas que têm esses problemas.
Beijos, B.
@créditos: http://melinasouza.com






2 comentários:

  1. Acabei de conhecer seu blog e já amei!! Parabéns pelo trabalho flor, voltarei sempre aqui :) Um beijo

    http://garotadabossa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, muito interessante saber sobre essa síndrome! Parabéns pelo blog beijos!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante! =)